quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O peso dos objetos segundo sua posição na tela

Qualquer objeto situado do lado direito do quadro parece mais pesado. Quando dois objetos do mesmo tamanho são colocados um à direita e outro à esquerda da tela, o da direita sempre parecerá maior. Por esse motivo, o objeto da esquerda tem que ser aumentado de tamanho para que pareçam iguais.
Como o lado direito do quadro é sempre mais pesado devemos colocar ali uma figura menor, mais leve e com menos detalhes. Uma figura pesada, cheia de detalhes posta do lado pesado do quadro fica mais pesado ainda gerando desequilíbrio.
O peso também se concentra na parte superior da tela, assim, para que o objeto tenha equilíbrio deve-se acentuar a sua parte inferior aumentando seu tamanho para que pareçam iguais.
Tomem como exemplo o formato do número 3. A sua parte inferior é ligeiramente aumentada para compensar o peso da sua parte superior. Aumentando sua parte de baixo faz com que o objeto pareça solidamente arraigado, seguro, estável e equilibrado. 
Isso se aplica a todos os objetos. Como o peso está na sua parte superior, basta aumentar levemente a parte de baixo para que ambas as partes  pareçam iguais e portanto equilibradas.
Isso tudo é o mesmo que dizer que, um objeto tem mais peso quando colocado mais alto na tela. Assim, para se atingir o equilíbrio na direção vertical não podemos colocar todos os objetos do mesmo tamanho em diferentes alturas. Isso geraria desequilíbrio. Os objetos, neste caso, devem ter alturas diferentes uns dos outros, e o mais alto deve ser mais leve e com menos detalhes.
Além da preocupação com o equilíbrio das formas, nunca deixem de seguir  uma forma estrutural, explicada em portagens anteriores, quando elaborarem sua composição. Do contrário, parecerá desenhos de papel de parede, já que é a forma estrutural que define direções na sua composição. 
A forma estrutural é gerada pela configuração do assunto na tela.
Tenham tudo isso em mente e experimentem!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário