segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Continuação sobre o peso no trabalho artistico

Com relação ao tamanho dos objetos, o objeto maior será sempre o mais pesado que o menor. 
O isolamento de uma das figuras também favorece o peso, assim como o interesse do observador também pode afetar o peso da composição. Por exemplo, se um fragmento de tinta é deixado propositadamente no trabalho artistico, isso pode prender a atenção do observador. Essa área de interesse passa a ter grande peso no trabalho. 
Uma forma complexa ou complicada também pode prender a atenção gerando mais peso para este ponto do trabalho.
Um esqueleto estrutural (dito em postagens anteriores) mais dinâmico é mais leve do que um com formatos geométricos. Estes últimos parecem bem mais pesados.
O peso pode ser sentido também nas cores. Cores quentes e o branco são mais pesadas que as cores frias e o preto. Isso porque as cores claras são mais pesadas que as escuras. Assim, uma área preta deve ser maior que uma área branca para contrabalança-la. Isso acontece porque a irradiação de uma cor clara faz com que uma superfície clara pareça maior. Assim, devemos aumentar a área preta para compensar. Por isso diz -se que um quadro é feito através de uma compensação de forças.
Formas verticalmente orientadas também são mais pesadas que as oblíquas. Consegue-se o equilíbrio compensando-se tudo mutuamente. Assim, numa composição, além das cores e do peso, a direção das formas também favorece o equilíbrio.
A profundidade também gera peso. Quanto maior a profundidade alcançada num trabalho artistico,  maior será o peso. Assim, figuras ao fundo do quadro tem mais peso do que figuras grandes em primeiro plano.
Elaborem composições equilibradas mesmo com desigualdades usando fatores de compensação para gerar o equilíbrio. Digo desigualdades porque a simetria é a maneira mais fácil de conseguir equilíbrio porém é considerada a mais elementar.
Continuem praticando, e até a próxima dica!!!!!

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