quarta-feira, 29 de maio de 2013

PERSPECTIVA LINEAR E TONAL

A perspectiva pode ser alcançada com base no direcionamento das linhas (perspectiva linear) e com relação aos tons do grafite ou tinta (perspectiva tonal).
A perspectiva é muito importante para um bom desenho, pois é ela quem confere a ilusão de espaço tridimensional.
A perspectiva aqui abordada será aquela alcançada por meio da visualização.
Primeiro avalia-se visualmente os ângulos em relação às linhas vertical e horizontal e, em seguida, afere-se as proporções entre si, utilizando-se para isso a sua unidade básica de medida, dita anteriormente.

A perspectiva linear se dá quando todas as linhas correm paralelamente em direção a um único ponto na linha do horizonte chamado PONTO DE FUGA. Este ponto de fuga coincide com o nível dos olhos do observador e as formas vão diminuindo a medida que aumenta a distância do observador. Desse modo, as partes mais distantes da imagem parecem menores, enquanto as mais próximas parecem maiores.
As regras da perspectiva formal, se seguidas rigorosamente, podem gerar desenhos duros, parecendo muito mais desenhos técnicos do que artísticos.
Já a perspectiva informal, aquela aferida por visualização, é muito mais interessante e gera desenhos ricos, artísticos e muito mais interessantes.
Com aquele sistema de medir segurando o lápis com o braço esticado, vá medindo tudo, procurando descobrir a medida da altura com relação a largura e descobrindo os ângulos em relação as linhas vertical e horizontal.

E lembrem-se: as linhas paralelas é que convergem para o horizonte (ponto de fuga), já as linhas verticais são sempre constantes.
Embora o seu desenho seja menor do que a imagem real, a relação entre altura e largura deve ser a mesma. Assim, ainda que seu desenho seja menor ele estará na mesma proporção.
Ao fazer seu desenho de observação lembre-se de prestar atenção não apenas nas linhas que compõem o desenho, que são as formas positivas, mas também desenhe os espaços negativos, que são os espaços vazios formados entre as formas positivas.
Os espaços negativos são muito úteis principalmente na hora de desenhar coisas pequenas.
Uma vez que você tenha concluído seu desenho de observação medindo tudo com seu lápis para que ele tenha a mesma proporção que a imagem real, você deverá partir para a observação das LUZES E SOMBRAS e, assim, estaremos entrando no campo da PERSPECTIVA TONAL (assunto da próxima dica).
Espero que tenham gostado e lembrem-se que se tiverem alguma dúvida deixem seu comentário que eu terei prazer em ajudá-los!!!! Até mais!

4 comentários: