terça-feira, 4 de junho de 2013

PERCEPÇÃO DA LUZ E SOMBRA

Perceber as luzes e sombras é tão importante quanto fazer um bom desenho. Pois são as luzes e sombras que criam a sensação de volume, o que torna seu desenho mais realista. O desenho com luzes e sombras é chamado desenho de volume e é similar a pintura no sentido de serem ambos construídos através do desenvolvimento dos planos.

O desenho deve ser feito com linhas bem leves, já que depois, você irá modelar o desenho com os sombreados e estas linhas deverão desaparecer.
O sombreamento é feito com seu lápis grafite posto levemente de lado sobre a folha e com suavidade vai- se cobrindo o desenho. E até mesmo o sombreado com grafite pode ser feito em camadas para ir conseguindo, aos poucos, atingir a tonalidade desejada.
O desenho pode ser feito num fundo claro e o sombreado deverá ser feito no objeto principal, ou, inversamente, o desenho pode ser feito num fundo todo escuro e o objeto principal, por sua vez, deve ser mais claro que o fundo para que se destaque.

Em qualquer coisa que se desenhe, a borda que limita a forma da figura sempre tem um sombreado levemente mais claro do que a sombra da figura em sí. Assim, se há uma luz lateral batendo diretamente em um determinado objeto, esta lateral deverá ser bem clara, já o lado que não recebe luz direta deve ser mais escuro, portanto sombreado. É a borda deste sombreado que deve ser levemente mais clara do que o próprio sombreado. Isso se dá porque, segundo a lógica da luz, sempre há uma luz refletida, de outros objetos ao redor, que reflete uma luz menos intensa de volta para o próprio objeto. E, embora não pareça, a representação correta destas variações de luz é que dá o caráter real, volumétrico e tridimensional à sua pintura ou desenho. Portanto, prestem atenção nelas!!!!

Lembrem-se sempre dessa sequência: primeiro delimita-se o lugar da luz, em seguida aparece a sombra escura e na borda desta sombra há uma sombra levemente mais clara.
A transição do sombreado meio acinzentado da borda para o mais escuro e depois para a parte mais clara do desenho é feita com um degradê suave para que essas mudanças de tom não fiquem marcadas. Assim, nunca mais se esqueçam que, a parte mais escura do sombreado do objeto nunca deve estar próxima ao seu contorno, devido a lógica da luz.
 A parte mais clara, obviamente, é a que recebe a luz direta e, nesta, não precisa fazer nada, basta deixar a cor natural do papel. A luz mais clara do seu desenho deve ser a cor natural do seu papel.
Já a pintura segue exatamente o mesmo princípio, só que, ao invés de deixar a tela em branco nos lugares onde representem a luz, basta pintar com uma cor clara luminosa e vai se escurecendo com a mesma cor só que com tonalidade mais escura seguindo um degradê suave ao transitar de um ton para o outro. Lembrando também de fazer o sombreado não tão escuro nas bordas, da mesa forma que no desenho de volume.

Seguindo estas regrinhas simples, tanto o seu desenho de luz e sombras quanto a sua pintura adquirirão volume e uma aparência tridimensional. A única diferença entre ambos é que no desenho, o volume é criado apenas com as diferentes tonalidades (também chamados valores) feitas com seu grafite. Já na pintura, as sombras são criadas com a própria tinta em tonalidades diferentes.
Mais a frente falarei exclusivamente da tinta na Dica sobre o uso das Cores, de forma que você saberá usá-la adequadamente para fazer as luzes e sombras necessárias para se criar volume e uma pintura de qualidade.
Principalmente nas pinturas figurativas, é imprescindível que você saiba posicionar as luzes e sombras de maneira correta para que você consiga um resultado de qualidade, mesmo nas pinturas contemporâneas. Pois, um quadro sem luz e sombra tem aparência "chapada" (bidimensional), fica desinteressante e parecendo até mesmo infantil ou primitivo. Se esta não é sua intenção, então, preste atenção nas luzes e sombras e tente representá-las exatamente como elas são, como se fossem formas positivas. Pergunte-se a sí mesmo "que forma tem aquela sombra e onde ela está exatamente posicionada?".
Com o método de comparação já dito anteriormente, medindo o tamanho da sombra e comparando essa medida com outra parte do objeto que vai ser desenhado, vá delimitando a sombra com o tamanho certo e no lugar certo. Você pode também se basear nas linhas centrais vertical e horizontal, ditas anteriormente, para ajudar a posicioná-las.

Com a luz o procedimento é o mesmo. Procure enxergar o seu formato, faça comparações de tamanho, se baseie nos eixos centrais vertical e horizontal para posicioná-las, apagando com a borracha a parte que deve representar a luz ou deixando o formato da luz sem pintar com o grafite, de modo que o próprio papel represente a luz.
Com a tinta, como já dito, a luz é representada pelas tonalidades mais claras. Basta prestar atenção no formato gerado por essa área de luz e representá-la com seu pincel sobre a figura que está desenhando.

Na próxima dica falarei sobre a LOGICA DA LUZ E SOMBRA para que fique mais fácil para vocês localizarem a luz projetada, a sombra, a luz refletida e principalmente a sombra projetada pelo próprio objeto. Não percam!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário