sexta-feira, 7 de junho de 2013

A LÓGICA DA LUZ

Na dica de hoje falarei sobre a lógica da luz para que vocês a procurem no lugar certo, na hora em que forem desenhar de observação ou a partir de foto.
A sombra ė tão importante quanto a luz, pois, juntas criam o volume. Luz+sombra=volume.

A lógica da luz funciona do seguinte modo: a luz direcionada diretamente sobre um objeto deixa-o mais claro nesta região. Ao atingir o objeto a luz se espalha ao redor atingindo os demais objetos à sua volta. Estes, por sua vez,  refletem a luz de volta ao objeto que recebe a luz diretamente.  Porém, esta luz refletida perde sua força e ao retornar vem bem menos intensa e atinge o lado escuro do objeto. Assim, mesmo na parte não iluminada há uma luz bem sutil na borda do objeto. Então, lembrem-se sempre que,  sempre que houver uma luz direta, haverá também uma luz refletida que vem na direção oposta iluminando o lado em sombra.
O objeto então fica com um dos lados bem claro, outro lado em sombra e nesta sombra há uma luz sutil que é a luz refletida.

Além disso, o objeto que recebe a luz direta bloqueia o trajeto da luz com seu corpo gerando uma sombra bem forte chamada sombra projetada. É a sombra projetada pelo proprio objeto. Mesmo sendo bem escura, também recebe uma luz refletida. Isso significa dizer que,  ao desenhar a sombra projetada suas bordas e a parte mais próxima do objeto devem ser bem escuras, já a parte central da sombra  deve ser levemente mais clara, porque mesmo sendo uma sombra ela também recebe um pouco de luz projetada pelo próprio objeto.
Lembrem-se sempre da seqüência, LUZ DIRETA - SOMBRA - LUZ REFLETIDA - SOMBRA PROJETADA e mesmo na sombra projetada há uma luz refletida.
Prestem bastante atenção a estas luzes e sombras nos desenhos de objetos ou pessoas reais ou mesmo ao desenhar a partir de fotografias. Quanto mais vocês as observarem mais capazes serão de perceber mesmo as luzes mais sutis.
Espero que  eu tenha ajudado e até a próxima dica!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário