segunda-feira, 17 de junho de 2013

ABSTRATOS

Antes de falarmos sobre as proporções do corpo humano e principalmente as proporções do rosto, falarei sobre os DESENHOS e PINTURAS ABSTRATAS.
A pintura abstrata, além de ser decorativa pode ser uma alternativa para aqueles que tem dificuldade em desenhar. Mas isto não é mais problema hoje em dia, ja que, muitos artistas se utilizam de retroprojetores para desenhar os seu quadros.
A partir de uma imagem pronta, uma foto por exemplo, o artista faz uma copia dessa imagem com o uso de um computer film , conhecido aqui no Brasil como TRANSPARÊNCIA . Esta transparencia é sobreposta na imagem e com uma caneta própria para retroprojetor ou qualquer caneta hidrográfica copia-se a imagem na transparência, simplesmente passando a caneta por cima das linhas que compoem a imagem. A transparencia entao é posta no retroprojetor, que, por sua vez, refletirá imagem na parede. Voce então, pendura sua tela exatamente naquele lugar e a imagem passará a estar projetada na sua tela ou qualquer outra superfície da sua escolha. Com seus lápis vá passando por cima das linhas projetadas copiando por cima da imagem refletida.
Uma vez desenhado é só pintar e limpar a transparência para que voce possa utiliza-lá novamente copiando uma outra imagem.
Então, como vimos, saber desenhar ou não, já não é mais problema hoje em dia. Muitos artistas, inclusive os que desenham muito bem, utilizam-se do retroprojetor para facilitar o andamento do seu trabalho, tendo em vista que perde-se muito menos tempo copiando uma imagem simplesmente passando a caneta por cima, do que desenhando de punho proprio.
Para a elaboração de uma imagem abstrata, voce pode escolher algumas partes de diferentes fotografias, transferindo as para sua transparência e projetando as para sua tela. Podendo compor imagens a partir de cenas existentes, de formas geométricas ou inteiramente de manchas.
Um quadro abstrato feito a partir de manchas, dispensa o uso do retroprojetor já que estas nao
possuem figuração, podendo-se cria-las livremente, desde que voce leve em conta todos os principios basicos de desenho e pintura explicados em postagens anteriores nesse blog, para que sua composição seja interessante, expressiva e equilibrada.
Por falar em equilíbrio numa pintura abstrata, principalmente na pintura geometrica, baixo, seguem umas dicas básicas que podem ser úteis na hora de elaborar sua composição:
- Primeiro desenhe suas formas geométricas. Se for feito de punho proprio faça primeiro um plano de estudo, para saber onde colocar as formas dentro do formato, para depois amplia-lo e transferir para sua tela ou papel;
- Para se criar movimento as formas não podem ser paralelas entre sí e tampouco paralelas com o plano. O plano  é o formato da superfície onde voce está desenhando. Os geométricos podem ser dispostos em diagonal ou inversos ou de qualquer outra maneira, desde que não fiquem paralelos com o formato onde voce desenha e nem paralelos entre eles;
- Os planos negativos (conforme explicado em dicas anteriores sobre espaço negativo) também
devem ter equilíbrio, em termos de tamanho e volume, com relação ao plano onde se desenha e ao
redor das formas geométricas;
- Deve haver também equilíbrio de cores. Um lado da superfície não pode ficar muito cheio de Cores enquanto o outro lado fica vazio, pois isso gera muito peso para apenas um dos lados resultando numa composição desequilibrada. É importante que as cores sejam bem distribuídas, levando se em conta as formas positivas e inclusive os espaços negativos;
- Deve haver também equilíbrio de luz e sombra. Um quadro com muita sombra fica escuro, triste e sóbrio demais. As vezes, podendo inclusive dificultar a visualização da imagem.
E se tiver luz em exagero deixa a imagem clara demais como um todo, dificultando  a percepção da direção da luz e a percepção da noção de volume no seu desenho ou pintura;
- Por fim, num quadro deve haver equilíbrio inclusive no movimento. Se voce distribuir as formas
paralelas entre sí ou paralelas com o plano, gera composições duras e estáticas, portanto
desequilibradas. Distribuindo as formas de modo que não fiquem paralelas, gera movimento e 
interesse para quem as observa.
Faça um desenho abstrato utilizando linhas, pontos, círculos, faixas e demais formas geométricas, com sobreposições para criar planos diferentes de modo que pareça que algumas formas estejam mais para trás e outras num plano médio e outras num plano mais a frente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário