sexta-feira, 28 de junho de 2013

HACHURAS

Na dica de hoje gostaria de falar sobre as HACHURAS, pois elas são importantes para sombrear o desenho e podem substituir aquele sombreado esfumaçado como se usava na escola acadêmica.
Hachuras nada mais são do que vários riscos postos um ao lado do outro e sobrepostos uns sobre os outros com variação de tons ou valores, feitos para dar sombreado num desenho.
Como as hachuras são feitas de traços, é mais comumente usada nos desenhos. Mas nada impede de serem usadas também na pintura, principalmente se esta tiver um caráter mais linear do que pictórico. Ou seja, se ela for feita a partir de traços e não a partir de manchas de tinta.
As Hachuras podem ser retas, inclinadas, angulosas, podem ser voltadas para a mesma direção ou direcionar-se para várias direções diferentes, todas sobrepostas parecendo a trama de um tecido ou carpete.
As hachuras sevem para se fazer um desenho tonal sem usar aquele sombreado mais tradicional citado acima.
Quanto mais escuro voce quiser que fique a tonalidade, mais hachuras sobrepostas voce deverá fazer, até mesmo cruzando-as para conseguir um efeito mais escuro.
Treinem em casa, pois quanto mais treinam, melhores voces ficam. Peguem seus lápis bem firme e levemente deitado e vão traçando um conjunto de riscos paralelos. Terminem o traço puxando-o para cima ao tirarem o lápis do papel, para que o traço fique com acabamento no final e não pareça que foi interrompido. Faça como se voce estivesse tirando uma poeira da sua folha, inclinando sua mão para cima depois de tê-la passado sobre o papel, faça exatamente isso com seu lápis.
Feito esse primeiro grupo de traços, mude a inclinação traçando novos traços sobrepostos a estes até atingir a tonalidade desejada.
Pratiquem fazendo os sombreados dos seus desenhos com hachuras para dar um caráter tridimensional e verão que seu desenho ficou rico e vibrante conforme bate a luz.

As Hachuras são uma opção para quem gosta. Para os que preferem a forma tradicional ao invés de usar as hachuras ( que nada mais são do que o sombreado feito a partir de riscos separados, uns ao lado dos outros) usa-se o tradicional sombreado de coloração contínua que é feito suavemente, sem riscos evidentes e mais se parece com um esfumaçado que vai mudando de um tom para o outro em degradê. Este último é o mais comum por apresentar menos dificuldades. Também podem ser feitos de maneira cruzada, porém suavemente para não aparecerem os riscos. Podem ser feitos com movimentos retos ou elípticos (arredondados). A tonalidade desejada é alcançada com os movimentos repetidos que sobrepõem-se, passando de áreas claras para as escuras em um degradê suave.
Espero que gostem, e até a próxima dica!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário