segunda-feira, 1 de julho de 2013

O USO DAS CORES

Bom dia! A dica de hoje é sobre o uso das cores na pintura e no desenho.
As cores enriquecem o trabalho artistico e,  na minha opinião, constituem um meio de comunicação por si proprias, já que naturalmente elas possuem um objetivo, o de atrair, repelir, camuflar, comunicar ou alertar sobre determinada situação.
Como a intensidade das cores provoca uma resposta emocional, esta ferramenta é usada como forma de comunicação. Por esse motivo há artistas que preferem criar seus trabalhos artisticos apenas com o uso das cores através de manchas sem se preocuparem com formas figurativas.
O VERMELHO esta associado `a raiva e `a agressividade, porém, para pessoas que se sentem meio desmotivadas, tristes e melancolicas, o vermelho pode ser energizante e revitalizante, aumentando a vontade e sugerindo motivação e iniciativa. É uma cor que estimula  o sistema nervoso. Na idade média o vermelho era considerado a cor da coragem e do zelo.
O LARANJA é uma cor alegre, energizante, provocando entusiasmo, vivacidade e vitalidade. Há quem acredite que estimula a confiança e a coragem influenciando as funções mentais. Na idade média era a cor da força e da resistência.
O AMARELO estimula a lógica, o raciocinio e o intelecto, trazendo organização mental. É uma cor que promove esperança e otimismo. Seria muito bom se todos os escritórios e areas de estudos fossem pintados de amarelo! Na idade média o amarelo era associado `a honra.
O VERDE estimula a limpeza, a cura e o equilíbrio. Na idade média  representava a juventude e a fertilidade.
O AZUL CLARO provoca alegria, o bem estar, a serenidade e o relaxamento, diminuindo o estresse e as tensões. Na era medieval  representava a pureza e a sinceridade.
O LILAS, VIOLETA ou ROXO estimula a cura e a meditação. É a cor purificadora. Na antiguidade representava a  Realeza e a alta estirpe.
O ROSA traz beleza, harmonia e amor. Favorece o equilibrio, influenciando as emoções e a sensibilidade.
O BRANCO é a mistura de todas cores. É equilibrada, calmante, sugere leveza, limpeza e está associada ao destino, pureza e purificação.
Tendo isso em mente usem a cor como forma de comunicação de acordo com a intenção que voces desejam transmitir em seus trabalhos artisticos.
NA PROXIMA DICA FALAREI MAIS ESPECIFICAMENTE DA APLICAÇAO PRATICA DAS CORES NA PINTURA E DESENHO. Abordarei sobre a teoria das cores nas artes visuais e darei dicas simples para se produzir trabalhos com um visual harmônico e agradável aos olhos. Não percam!!!!

Referencias da dica de hoje: H. B. e Ava C. English, A Comprehensive Dictionary of Psychological and Psycoanalytical Terms, 1974
Betty Edwards, Desenhando com o Lado Direito do Cerebro, 2004
Enid Verity, Color Observed, 1980


Nenhum comentário:

Postar um comentário