sexta-feira, 24 de maio de 2013

Proporção

Para se saber a proporção do que vai ser desenhado precisamos usar o método de comparações. Se estiver fazendo um desenho de observação ou copiando a imagem de alguma outra fonte use o seu próprio lápis para medir.

Para se obter a proporção correta do que se vai desenhar basta comparar a altura da figura com a sua largura, medindo com seu próprio lápis. Com o braço totalmente esticado posicione o seu lápis alinhado- o ao seu olho e ao objeto a sua frente, de modo que fique olho, lápis e objeto todos alinhados no seu campo de visão. Posicione seu polegar no lápis para medir a altura do objeto que você está observando, e não tire o dedo do lugar para não perder a medida, registre essa medida no seu papel. Faça o mesmo com relação a largura da figura, meça com seu dedo no lápis e registre na sua folha, assim, você poderá aumentar o tamanho da imagem aumentando essas medidas de altura e largura quantas vezes quiser sem perder a correta proporção.

A proporção existe não apenas na figura geral, existe proporção no corpo, no rosto e em tudo o que contenha uma altura e largura. Um rosto desenhado com as proporções erradas fica caricaturado. Se esta for a intenção do artista não há problema, mas se a pessoas ainda é um aprendiz, melhor aprender o correto para depois distorcer propositalmente sabendo o que está fazendo. Do contrário, pode acabar se acostumando a enxergar errado, virando um vício difícil de ser corrigido.
Mais a frente, entrarei novamente neste campo das proporções quando eu der dicas sobre como desenhar o rosto e o corpo humanos.
Por hoje é só, e até a próxima dica!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário