quinta-feira, 30 de maio de 2013

PERSPECTIVA TONAL

Além da perspectiva linear já dita anteriormente, outro recurso para a criação de planos no desenho é a perspectiva tonal.
Enquanto a primeira refere-se à linhas inclinadas que dão a sensação de profundidade, a perspectiva tonal relaciona-se a uma variação de tons utilizados para o mesmo fim.
Assim como numa paisagem real, as coisas mais próximas que você enxerga parecem mais nítidas e com cores mais vibrantes, já as coisas mais distantes parecem mais borradas e possuem cores menos intensas.

Desse modo, em tudo o que está mais distante há menos contraste de tons e cores. Isso significa dizer que, ao desenhar você deve dar ênfase ao que está na frente, utilizando cores mais fortes, preocupando-se em reproduzir os detalhes, enfatizando o contraste de tons e cores e desenhando as coisas com mais capricho.
Já o que está atrás, para dar o efeito de distância não devemos enfatizar os contrastes e tampouco nos preocuparmos com os detalhes. Pois, como numa paisagem real, nosso olho é incapaz de enxergar detalhes de algo que está distante e você deve proceder da mesma forma no seu desenho/pintura para que ele tenha um carácter mais realista. A medida que as coisas estão distantes, os tons parecem mais acinzentados e não tem muito contraste entre luz e sombra.

Com o desenho de detalhes,  com cores mais vibrantes e tons de luz e sombra mais contrastantes nas coisas que estiverem à frente, junto com a perspectiva linear, o desenho adquire volume, profundidade e sensação de espaço tridimensional.
Não se esqueça, realce apenas o que está em primeiro plano e apenas insinue o que está atrás, assim você criará uma sensação de realidade ao seu desenho.
A perspectiva tonal ajuda a percebermos mais facilmente a profundidade da imagem.
Na próxima dica, abordaremos sobre a percepção dos espaços que é uma das modalidades básicas do desenho e pintura importantíssima para se criar um desenho de qualidade. Até amanhã!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário