terça-feira, 21 de maio de 2013

AULA INAUGURAL : os fundamentos básicos da arte visual



A linguagem visual é constituída de alguns elementos básicos que formam a própria linguagem. Isso significa dizer que, para se fazer um desenho ou pintura com um mínimo de qualidade se faz necessário alguns conhecimentos básicos que constituem os FUNDAMENTOS BÁSICOS DO DESENHO/ PINTURA.

O fundamentos básicos são os seguintes:
1º Composição (Estrutura formada pela imagem dentro do papel ou Tela):
2º Proporção, eixos e ângulos;
3º Perspectivas linear e tonal;
4º Espaços Negativos;
5º Luz e Sombra;
6º Valor linear e Expressões Lineares.

A partir deste momento explicarei cada um deles para que possam entender e praticar.

Composição: Uma boa composição deve ser montada levando-se em conta o Esqueleto Estrutural. Esqueleto estrutural é a forma geométrica gerada pela distribuição da imagem na tela ou no papel.
Como exemplo podemos citar 3 figuras de pessoas dispostas de modo que formem um triângulo. A figura da pessoa colocada no centro e mais a  frente de outras duas outras pessoas colocadas um pouco mais atrás, ( uma á esquerda e outra à direita) gera uma composição de formato triangular. Ex.:

 2      3
     1 (Figura central)

Os números 1, 2 e 3 dispostos desta maneira aparentam um triângulo invertido.
A Estrutura ou esqueleto estrutural formado pela distribuição dos elementos da composição é importantíssima para se elaborar a composição, já que as figuras geométricas são símbolos arquétipos com significado intrínsico, já que considera-se que estão presentes no subconsciente de todas as pessoas e assim, formam uma linguagem identificável pelo observador, ainda que ele não tenha consciência disso.
Assim, uma composição pode ser montada levando-se em conta todas as formas geométricas conhecidas, como o triângulo, o quadrado, o círculo, a oval e inclusive a figura em forma de oito gerando uma composição harmônica e agradável de se ver.

Na próxima aula, farei breves comentários sobre cada uma dessas formas geomátricas e o que elas representam, para que possam escolher uma composição baseados na que mais lhes agradem ou que intencionam transmitir. Espero que gostem! Mas mesmo que não gostem, posso lhes garantir que quando estas aulas chegarem ao fim, estarão desenhando e pintando, pelo menos sabendo o que estão fazendo.






4 comentários: