quarta-feira, 22 de maio de 2013

INTERPRETANDO AS FORMAS GEOMÉTRICAS

A  forma geométrica gerada pelos elementos que formam a composição é a estrutura da composição também conhecida por esqueleto estrutural.
A estrutura da composição em forma de triângulo é considerada dinâmica e estável se o triângulo estiver apoiado sobre um dos seus lados.
Por outro lado, o triângulo é considerado instável quando de cabeça para baixo. Porém, com o artifício das linhas verticais e horizontais dentro de uma composição deste tipo, consegue-se atingir o equilíbrio.
Uma composição de estrutura quadrada ou retângular é estável e segura, porém não é dinâmica e dá a idéia de rigidez e imobilidade.
O Círculo, por sua vez, embora redondo, é considerado estável, mas a forma oval é a mais utilizada.
Por fim, a forma de 8 é considerada a estrutura mais expressiva, transmitindo calma quando as curvas são amplas, porém podendo transmitir conturbação se  as curvas forem bem fechadas.
Tenham isto em mente ao elaborarem suas composições, adequando os elementos de modo que formem uma estrutura geométrica de acordo com a sua intenção. Pois, se vocês intencionam transmitir dinamismo, por exemplo, não conseguiriam atingir este objetivo, de maneira alguma, se a estrutura formada pelos elementos da composição for quadrada. Pensem nisso e elaborem composições bem estruturadas.
Até a próxima dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário