sexta-feira, 21 de junho de 2013

PROPORÇÃO DO ROSTO

Antes de começar a falar da proporção do corpo humano, começarei pelo rosto, já que muita gente tenta desenhá-lo sem a noção das proporções corretas e a figura fica estranha a ponto de incomodar o observador, que, por sua vez, as vezes não gosta do que vê sem saber nem mesmo o porquê.
Com a noção de umas regrinhas simples, o rosto adquire a proporção correta e muitos praticantes perderão o medo de fazer as feições humanas, já que muitos deles não as desenham, deixando a figura de costas ou sem rosto.
A cabeça pode ser desenhada de uma forma muito simples, conforme os ítens a seguir:
- Desenhe uma oval representando a cabeça.
- Divida esta oval pela metade traçando uma linha horizontal bem ao meio da oval e, em seguida, trace uma linha vertical bem ao meio da oval, de modo que fique uma cruz que divide essa oval em 4 partes. A linha horizontal que divide a oval pela metade é a linha onde você deverá posicionar os olhos;
- Dentro da largura da oval, bem nessa linha horizontal, tem que caber 5 olhos. Ou seja, desenhe o olho e deixe um espaço de 1 olho entre um olho e outro. Isso significa dizer que, A DISTÂNCIA ENTRE UM OLHO E OUTRO É EXATAMENTE A MEDIDA DE UM OLHO.
Uma vez posicionados os dois olhos, para saber a largura correta que a cabeça deve ter com relação ao tamanho destes olhos que você desenhou, a partir do canto externo do olho que você desenhou, deixe também um espaço de um olho para delimitar a largura da cabeça. Faça o mesmo com o outro lado do rosto, deixando também, a partir do canto externo do olho, um espaço de mais um olho, de modo que na largura desta cabeça caiba 5 olhos (os dois olhos da pessoa, mais a distancia de um olho entre esses dois olhos, e a distancia de um olho de cada lado da cabeça para delimitar a sua largura. Você pode ajustar o tamanho da sua oval de acordo com o tamanho destes 5 olhos.
- Para saber o tamanho do nariz, usa-se a mesma medida do olho. ou seja, do canto interno do olho até a base do nariz, deve haver a distância do tamanho do olho. Isso significa que O TAMANHO DA BASE DO NARIZ É IGUAL AO TAMANHO DO OLHO. Uma vez estabelecido o lugar do nariz devemos saber qual deverá ser a largura das narinas, assim, como já temos estabelecidos os dois olhos,
- trace uma linha reta que desce do canto interno dos olhos até a base do nariz. Assim voce saberá a largura das narinas. Ou seja, A LARGURA DAS NARINAS EQUIVALE A LARGURA DOS CANTOS INTERNOS DOS OLHOS. Obviamente isto não é regra, pois dependendo da raça ou outros fatores genéticos essa medida pode variar um pouco. Portanto estas medidas são medidas aproximadas, considerando-se os padroẽs de beleza Grega, segundo a Escola Acadêmica.
- Uma vez estabelecido o lugar e largura do nariz, devemos posicionar a BOCA. O risco que divide o lábio superior do lábio inferior fica exatamente na metade da distância entre a base do nariz e o queixo. Então, pega-se a distãncia entre a base do nariz e o queixo e trace um risco pequeno e suave bem na metade dessa medida, assim, você terá delimitado a posição da boca.
- Uma vez estabelecido o lugar da boca, antes de desenharmos os lábios, precisamos saber qual é a largura desta boca. Assim, para sabermos a largura da boca, basta traçar uma linha reta que desce das pupilas dos olhos até a linha que divide os dois lábios (citada acima). Isso significa dizer que, A LARGURA DA BOCA EQUIVALE A DISTÂNCIA ENTRE UMA PUPILA E OUTRA;
- Feito isso, devemos agora posicionar as ORELHAS no lugar certo. Para isso, basta desenhar as sobrancelhas um pouco acima dos olhos. Depois, posicione seu lápis ou pincel na altura dos olhos, suba até a altura das sobrancelhas e desça até a base do nariz, ou levemente  mais para baixo. Assim, as orelhas estarão posicionadas no lugar correto, proporcionalmente ao tamanho do rosto que você desenhou.
Note que tudo está interligado, já que uma medida depende da outra. Comece a medir as distncias da feição das pessoas a partir de fotos ou de modelos vivos e verá que, embora haja alguma alteração, elas são mínimas, já que o padrão de medidas de um rosto humano é este que acabei de ensinar.
Tendo tudo isto em mente, não tenham medo e desenhem os rostos nas suas figuras. Verão que, adotando estas regrinhas simples o rosto que você desenhar pode não ficar realista, se não for esta a sua intenção, mas pelo menos estará dentro das proporções de um rosto humano de verdade.
Pratiquem e qualquer dúvida, deixem seus comentários.
Um abraço e até a próxima dica!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário