terça-feira, 28 de maio de 2013

Aferição de ângulos

Para se aferir os ângulos de uma imagem, utiliza-se os eixos centrais vertical e horizontal. Conforme já dito anteriormente, isso nada mais é do que uma linha central vertical e outra linha central horizontal postas, na sua folha ou tela, de modo que elas se cruzem no centro formando uma cruz que divide sua folha/tela em 4 retângulos de tamanho igual.
A avaliação dos ângulos pode ser feita visualmente em relação à essas linhas que são as mesmas linhas que você utiliza para aferir as proporções.

Vale lembrar que na aferição das proporções além de fazer as comparações baseadas nessas linhas centrais, você deve escolher um pedaço da imagem que vai desenhar para servir de medida de comparação com relação as demais partes do desenho. Esse pedaço que você escolheu para servir de parâmetro de medida é chamado unidade básica e serve para você comparar esta parte com as demais partes do desenho. Por exemplo, se estou desenhando um rosto de observação, posso escolher o nariz para ser a minha unidade básica de comparação. Assim, meço esse nariz, com a técnica do lápis com o braço esticado e comparo quantos narizes preciso para encontrar a altura correta da cabeça, ou quantos narizes cabem na largura do rosto. Assim, posiciono no lugar correto com base nas linhas centrais vertical e horizontal desenhadas no meu papel/tela.
Assim, lembrem-se sempre que na visualização de ângulos você deve compara-los sempre em relação às linhas vertical e horizontal e na visualização das proporções, além dessas linhas, utilizamos a nossa unidade básica para servir de medida de comparação.
Na próxima dica falaremos de perspectiva linear e tonal. Aproveitem!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário