sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O que é a pintura abstrata?

A pintura abstrata apareceu pela primeira vez na Europa, por volta de 1910. Sua principal característica refere-se a desconsideração de referências figurativas, se concentrando apenas na força expressiva das formas e das cores, sem a interferência de modelos ou coisas reconhecíveis.

Com a arte abstrata, as formas naturais são deixadas de lado e os elementos figurativos passam a ser substituídos por uma linguagem visual autônoma. 
É por meio das formas, cores e texturas que a arte abstrata expressa emoções e o estado de espírito do artista. 
Há quem considere este tipo de arte uma arte não objetiva justamente por não ter a finalidade de retratar a realidade visual.
A própria LIBERDADE torna -se uma das suas principais características,  já que a pintura abstrata não está presa ao uso e a regras formais tradicionais da pintura. Mas ela exige conhecimentos sobre a teoria das cores, controle na aplicação da tinta, habilidades para lidar com os diversos materiais disponíveis no mercado, já que estes podem alterar a consistência da tinta, e conhecimentos de composição, para que o artista seja capaz de acentuar os elementos estruturais de sua composição.
Ao contrário do que muitos pensam, a arte abstrata não é uma arte meramente decorativa mas sim, um meio muito capaz de expressar as complexidades atuais.
Tentem por ora deixar a pintura convencional de lado e se permitam explorar o gosto de experimentar a própria LIBERDADE.







Nenhum comentário:

Postar um comentário