quarta-feira, 10 de julho de 2013

DISCO DE CORES

A finalidade de se elaborar um disco de cores é justamente para fazer você gravar na sua memória o esquema das cores que é composto das cores primárias, secundárias e terciárias. Com o disco de cores voce vai se lembrar com muita facilidade de todas as cores e suas complementares e deixará de ficar na dúvida, se for o caso, de qual cor escolher na hora de pintar seu trabalho.
Para se elaborar seu disco de cores aconselho primeiramente a desenhar um triângulo. Pois será nele que devemos primeiramente estabelecer as 3 cores primárias (amarelo, vermelho e azul).
No ápice do triangulo faça uma bola de cor amarela representando o sol. Lembre-se que o sol está sempre acima, no topo.
Como a base do triangulo é composta de um angulo de cada lado, imagine que o seu angulo esquerdo está associado ao seu peito, e é do lado esquerdo do peito que situa-se o coração. Portanto, faça uma bola vermelha que representa o coração no lado esquerdo da base do triangulo.
Uma vez estabelecido o lugar do amarelo e do vermelho, só sobrou um lugar para posicionar a cor azul, que é do lado direito da base do triangulo.
Isto posto, basta somar as cores e colocar o resultado entre elas. Por exemplo, AMARELO+AZUL= VERDE. Assim, do lado direito do triangulo, entre as cores amarelo e azul faça uma bola VERDE. Do lado esquerdo do triangulo some AMARELO+VERMELHO=LARANJA, coloque uma bola LARANJA entre as cores amarelo e vermelho. Assim, restará apenas somar a parte de baixo do triangulo somando VERMELHO+AZUL=VIOLETA/ROXO.
Tendo feito isso, voce já estabeleceu o lugar das cores primárias e secundárias. Para descobrir as cores terciárias basta continuar somando duas cores e ir colocando o resultado entre elas. Desse modo, misturando VERMELHO+VIOLETA= teremos o VERMELHO-VIOLETA que deverá ser posicionado entre as cores vermelho e violeta; misturando o VERMELHO+LARANJA= teremos o VERMELHO-ALARANJADO que deve ser posto entre o vermelho e o laranja; misturando o AMARELO+LARANJA= teremos o AMARELO-ALARANJADO que dever ser colocado entre o amarelo e o laranja.
Continue fazendo o mesmo com o outro lado do triangulo. Assim, misturando o AZUL+VERDE= teremos o AZUL-ESVERDEADO, que deve ser posicionado entre o azul e o verde; misturando o AMARELO+VERDE= teremos o AMARELO-ESVERDEADO que deve ser posto entre o amarelo e o verde; por fim, misturando o AZUL+VIOLETA= teremos o AZUL-VIOLETA que fica posicionado entre as cores azul e violeta.
Agora seu circulo de cores está completo e você já sabe que a cor complementar de determinada cor é aquela que encontra-se exatamente na posição oposta no seu disco de cores , totalizando 12 cores, como num relógio que totaliza 12 horas ou num mapa astrológico que totaliza 12 signos do zodíaco.
Por exemplo, a cor complementar  do vermelho-violeta é justamente aquela que está bem em frente na direção oposta que é o amarelo-esverdeado. E assim acontece com todas as demais cores do disco. E mesmo que voce não queira olhar seu disco de cores fica fácil de lembrar qual seria a cor complementar, bastando para isso lembrar-mos das cores primárias. Por exemplo, se quisermos saber qual será a cor complementar da cor VERMELHO-VIOLETA, basta lembrar-mos que a complementar do vermelho é o verde e o violeta é o complemento do amarelo, assim, a cor complementar do Vermelho-violeta é o amarelo- esverdeado, ou verde-amarelado, como queiram.  E assim acontece com todas as demais cores.
Lembrando quais são as cores complementares vocês produzirão trabalhos com cores ricas e harmônicas. Mas lembrem-se sempre, todo trabalho deve conter as 3 cores primarias na sua mistura de cores para que se obtenha harmonia e equilibrio. Porém, embora não possa faltar uma delas, não as usem puras, pois pode indicar pobreza. Cores mais ricas são elaboradas utilizando-se a cor mais sua cor complementar, pois nesta mistura já existe entre elas as 3 cores primárias. Assim fica mais rico, mais harmônico e mais agradável de se ver.
Lembrem-se também que num quadro nunca deve haver similaridade de cor dominante, ex. vermelho-azulado com vermelho-amarelado. Isso quebra a harmonia e quando estão muito proximos fica conflitante. DEVE HAVER SIMILARIDADE DE COR SUBORDINADA, ex. vermelho-azulado com verde-azulado, assim fica muito harmônico e lindo.

Não se esqueçam: AS CORES PRIMARIAS PURAS (VERMELHO, AMARELO E AZUL) SAO AS CORES DOMINANTES, E AS CORES MISTURADAS SAO AS SUBORDINADAS.
Apliquem este conhecimento nos seus trabalhos e ao invés de utilizarem o BRANCO ou o PRETO, usem as cores complementares para dar luz e sombra. Ex. na maçã vermelha usa-se o verde para dar sombra; num objeto violeta usa-se o amarelo para dar a luz.
A distinção mais efetiva entre as cores é conseguida pelo conflito de cores. Por ex., um azul é diferente de um amarelo e de um vermelho porque nenhum deles contém a cor do outro em si. Por esse motivo são conflitantes. A não ser que o conflito seja intencional, já que nem sempre se quer mostrar harmonia, aconselho a evitar o conflito de cores em trabalhos cuja intenção é transmitir paz e harmonia.
Espero que tenham gostado e continuem acompanhando!
Referências:
Rudolf Arnhem, Arte e Percepção Visual
Betty Edwards, Desenhando com o Lado Direito do Cérebro
Philip Hallawell, `A Mão Livre, a linguagem e as técnicas do desenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário